16 de março de 2011, 20:39 - Por Conteudo Digital

Famaz inicia ano letivo com Aula Magna para Biomedicina e Enfermagem

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) deu início ao ano letivo de 2011.

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) deu início ao ano letivo de 2011. No dia 1º de Fevereiro, realizou a Aula Inaugural para os calouros dos cursos de Enfermagem e Biomedicina.
A Aula Inaugural contou com as boas-vindas do professor Raymundo Albuquerque. Em seguida, foram apresentadas as coordenadoras de cursos iniciando por Biomedicina, profa.dra.Katarine Barile, seguida da coordenadora de Enfermagem, profa.mestranda Adriana Oliveira. Cada coordenadora apresentou os professores que conviverão com os alunos na vida acadêmica dentro da Instituição.
“A partir deste primeiro contato o acadêmico, o aluno passa a receber uma série de informações sobre o curso escolhido. Certamente, esses alunos podem esperar da Famaz um curso de qualidade com profissionais qualificados e matriz curricular atual e voltada para a realidade amazônica”, afirma Katarine.
Segundo a profa. Adriana Oliveira, os alunos de Enfermagem terão uma formação em grande parte voltada para a atuação com foco na realidade regional. “Estes(as) alunos(as) que estão ingressando na Famaz podem aguardar um curso voltado para Amazônia, com uma formação crítica e reflexiva”, enfatizou a coordenadora.
O Diretor Geral da Faculdade, prof. Shen Paul, abordou o tema “O Modelo Biomédico para os Profissionais da Área da Saúde” durante a palestra magna. Estimulou e esclareceu os futuros profissionais sobre a historicidade do curso e a importância deles na área da saúde.
Os calouros mostraram-se muito satisfeito com a aula magna, devido ao tom “provocativo”, convidados para reflexão crítica sobre o tema. Esta é a afirmativa de Wilcélio Souza, que é proprietário de um laboratório de análises clínicas e pretende por em prática na própria empresa tudo o que aprender dentro de sala de aula. “Esta aula inaugural falando sobre a importância da crítica ao modelo biomédico vigente, fazendo-os pensar em alternativas para um novo “modelo biomédico”, contemporâneo, integrado, científico, transdisciplinar, ético e voltado para o ser humano e não somente para os processos biológicos e moleculares . Certamente, colocarei em prática na minha empresa tudo o que foi dito pelo professor Shen e o que for ministrado dentro da própria academia”, comenta Wilcélio.
O sentimento de satisfação também é compartilhado por Fabrícia Souza, aluna de Enfermagem. “Sou técnica em enfermagem e certamente agora que estou cursando uma Instituição de Ensino Superior, muitas portas irão se abrir. Achei muito interessante a forma que a aula inaugural foi ministrada”.