13 de maio de 2011, 14:37 - Por Conteudo Digital

ALUNOS DA FAMAZ REALIZAM 2ª EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS/2011

Os instrumentos de avaliação de desempenho utilizados em processos seletivos têm apontado uma lacuna no processo de formação dos estudantes brasileiros. Os resultados obtidos indicam, dentre outros aspectos, a necessidade da adoção de estratégias de intervenção com vistas a atenuar o quadro que se imprime à educação brasileira e local. A Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ parte da compreensão da necessidade de engendrar estratégias que atentem para este panorama, cujas intervenções devem pautar-se por ações de médio e longo prazo que contemplem ações que se estendam desde os processos de gestão; de qualificação de corpo docente; de qualidade de atendimento até os processos de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico. Nesse sentido, uma das ações voltadas para a melhoria do desempenho dos integrantes de seu corpo discente foi iniciada neste semestre, mediante o EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. Nesta etapa, o Exame constou de uma avaliação diagnóstica cujos resultados subsidiaram uma intervenção sistematizada junto aos alunos, com vistas a desenvolver competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Todos os discentes dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental, Administração e Ciências Contábeis vinculados à Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ, participaram da aplicação do Exame no dia 28 de março de 2011 nos horários de 14h50 (tarde) e 19h50 (noite). Aos que não alcançaram a média estabelecida, foi garantida a possibilidade de participação na Reaplicação do EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. Para estes, a IES assegurou o direito de freqüentar o Curso de Nivelamento com vistas a oportunizar a superação das principais fragilidades diagnosticadas no processo. Desta forma, a FAMAZ tem direcionado suas ações no sentido de assegurar mecanismos que contribuam efetivamente para melhoria no desempenho acadêmico dos discentes da instituição.
A profa. Msc. Nicelma é a pedagoga do Núcleo de Apoio docente e discente da Famaz, juntamente com a profa. msc. Elisângela Claúdia, psicóloga, são as responsáveis pela supervisão e execução do Programa de Certificação de Competências e Habilidades da Famaz.