24 de maio de 2011, 15:10 - Por Conteudo Digital

Turma pioneira apresenta a primeira fase do projeto de conclusão de curso

Alunos(as) do curso de Enfermagem da Famaz apresentam os pré-projetos para qualificação.

Foi com muito orgulho que a Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) promoveu recentemente, no auditório da Instituição, a apresentação dos pré-projetos dos discentes da turma pioneira de Enfermagem, a primeira turma matriculada na Famaz, em Novembro 2007.
A Coordenadora das disciplinas do Trabalho de Conclusão de Curso I e II, profª. Mestre Lígia Carneiro, afirma que esta é primeira turma qualificada através dos projetos de TCC do Curso de Enfermagem. “Essa turma pioneira começou o semestre em Outubro de 2007 e os(as) alunos(as) vieram superando todas as expectativas da Instituição, cumprindo todo o cronograma, dedicando-se ao máximo” relata a coordenadora.
A disciplina TCC I trata-se de um projeto que será apresentado, avaliado e modificado para dar procedência em outro momento na apresentação do TCC II, também exibido em forma de artigo científico, completo e nas normas da Instituição para a nota final, no término do curso no final de Setembro, concluindo o oitavo período.
Foram 14 pré-projetos apresentados e as mesmas foram avaliados de acordo com as regras para elaboração do trabalho científico, envolvendo todas as etapas. Na apresentação os(as) alunas tiveram 30 minutos para expor e serem avaliados pelas bancas examinadoras, composta por mestres, doutores e professores especializados. Os temas foram todos voltados na área de Enfermagem., Saúde e Meio Ambiente.
“A apresentação dos trabalhos é importante para instituição. A qualificação mostra a segurança dos alunos durante o curso e através desse trabalho eles apresentam todo o conhecimento que eles adquiriram no percurso da graduação” acrescenta Lígia Carneiro.
A graduanda Renata Chaves, apresentou o projeto com tema voltado a infecção hospitalar em blocos cirúrgicos, dando ênfase na área educativa. “Muitas das vezes, no decorrer da nossa vida acadêmica, observamos que os profissionais de saúde não utilizam os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) corretamente, o que provoca infecção hospitalar, além de não passar a imagem correta de um profissional e a segurança ao paciente” explica Renata.
Renata também acrescenta que a partir do momento que uma pessoa conclui a formação na graduação, precisa se destacar no mercado do trabalho e tentar desenvolver uma atuação profissional de excelência pessoal e profissional, para servir e atender á pessoas na sua área de especialidade. “E para me destacar lá fora eu preciso saber articular os conhecimentos teóricos adquiridos na etapa de formação com a prática, que a FAMAZ os incentiva a fazer”, relata Renata.
Patrícia Gonzaga diz que se formar neste curso é um sonho realizado, pois já possui o título de Técnica em Enfermagem. “Para mim a arte do cuidar do ser humano está acima de qualquer coisa, e após quase quatro anos de curso de graduação, posso dizer que aprendi muito e me sinto especializada na área”, conta.
O Coordenador do Curso de Enfermagem, prof, msc Marcelo Mendes, que coordena o curso, revela que a turma pioneira traz uma nova fase para o curso e para a faculdade, pois se deixa de trabalhar o ensino e passa a buscar a pesquisa através de um trabalho de conclusão de curso, num formato especial de artigo científico, considerado um momento novo para Instituição. A busca pela pesquisa faz parte de um dos tripés de uma faculdade bem conceituada.
O Envolvimento
“Dentro dessa perspectiva, pensamos além da atividade do ensino, ou seja, estimulamos o desenvolvimento da aptidão pela pesquisa científica articulada com as atividades de extensão de curso. O TCC da turma pioneira possui um envolvimento muito grande entre os professores e do próprio alunado que evoluiu muito, na questão emocional e cognitiva. Essa apresentação vem apenas para dar ênfase ao ensino de qualidade da Famaz, o envolvimento, engajamento e a inserção científica deles e cobrada da mesma forma” diz o coordenador.
A preparação para a vida, e para o mercado de trabalho é uma consequência de um ensino de qualidade. É utilizar o que foi apreendido e usar da melhor forma, os conhecimentos, de forma ética, articulada e responsável na “arte do cuidar”, missão da Enfermagem, acrescenta prof..msc. Marcelo Mendes.
Hoje, o campo da pesquisa na área de Enfermagem está mais amplo e acessível. Antes as pessoas se ligavam mais na questão do fazer técnico do dia a dia, mas o ato da pesquisa é constitui se numa percepção nova e a Famaz dedica seu empreendimento para uma qualificação de destaque aos seus alunos.