2 de abril de 2012, 21:41 - Por Conteudo Digital

MUTIRÃO PARA O IMPOSTO DE RENDA

Os alunos do curso de Ciências Contábeis participaram do mutirão para o imposto de renda.

Os nossos alunos do curso de Ciências Contábeis, irão oferecer apoio a contribuintes que desejarem orientação para compor a Declaração de Imposto de Renda, sob a modalidade de Pessoa Física.
O serviço será oferecido de forma gratuita e, simultaneamente, servirá de treinamento prático para os acadêmicos da área. Essa atividade faz parte do programa de prática profissional que o Curso de Contábeis realiza rotineiramente,
“Estamos ensinado, de forma didática, todos os alunos, passo a passo e exemplos complexos para que todos sejam, preparados ao exercício eficiente e ético da Contabilidade e assim poder servir melhor à sociedade”, revelou o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Msc. José Wilson Fernandes.
A expectativa da Receita Federal é receber 25 milhões de declarações neste ano.

QUEM DECLARA
Conforme está sendo amplamente divulgado, está obrigado a fazer Declaração de Imposto de Renda toda pessoa física que houver recebido, durante o ano de 2011, rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15. Também estão com sob mesma obrigatoriedade a pessoa que teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos (imóveis, terrenos, veículos) de valor total superior a R$ 300 mil,na data de 31 de dezembro de 2011. No que tange à propriedade rural deverão prestar conas ao “leão” quem teve receita bruta superior a R$ 117.495,75 ou deseje compensar, nesta declaração ou nas próximas, prejuízos de anos anteriores com o exercicio da aludida atividade.

Os documentos básicos para fazer a declaração são os mesmos de sempre: comprovante de rendimentos; extratos bancários e de investimentos, além dos comprovantes de gastos, necessários às respectivas deduções.

A expectativa da Receita Federal é receber 25 milhões de declarações neste ano.

A acadêmica Iolete Miranda recebeu o treinamento e já faz planos com o que aprendeu. “Além de contribuir para a comunidade acadêmica, já estou pensando em começar a declarar o imposto de renda para amigos e conhecidos e assim ganhar um dinheirinho extra”.