12 de setembro de 2012, 20:26 - Por Conteudo Digital

TROTE SOLIDÁRIO SUPERA EXPECTATIVAS

No trote solidário deste semestre, a comunidade da Vila da Barca foi a beneficiada com a ajuda arrecadada pelos acadêmicos de nossa Faculdade.

No semestre passado, a instituição apoiada foi a Creche-Lar “Cordeirinhos de Deus”, que recebeu mais de 8.300 produtos de limpeza e de uso pessoal destinados às crianças ali abrigadas.
Ao final da tarde do passado dia 3 de setembro a comunidade discente e docente da FAMAZ recebeu na área de convivência de nossa instituição representantes da Associação de Moradores da Vila da Barca que vieram receber os produtos arrecadados, inclusive material de pintura pois, a comunidade priorizou a revitalização de sua sede social, como forma de melhor atender aos carentes que procuram o apoio ali oferecido e onde se realizam os eventos comunitários.

REVITALIZAÇÃO
Piso cerâmico, massa e tinta para parede, tinta para portas e janelas, forro em PVC e madeira para o forro foram os itens integrantes das tarefas do trote. Os discentes dos diversos cursos e turmas da FAMAZ foram organizados em diversas comissões que realizaram o trote no formato de Game Solidário em que os cursos e turmas competiam entre si para adquirir quotas uns dos outros, no período de 8 a 31 de agosto de deste ano.
Os discentes receberam apoio financeiro ou material de BRUNCH CAFÉ (Rua Mundurucus, 2662), HIGSON Materiais de Construção (Rua Municipalidade, 670), e empresários outros que preferiram ficar no anonimato e que doaram forro em PVC e mão de obra para os serviços de revitalização da sede. Voluntários do “Programa Mãos que Ajudam” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” também ofertaram mão de obra em mutirão para os serviços necessários.
ENTUSIASMO
A intensidade da participação discente antecipou o encerramento da captação de doações, o que ocorreu no dia 24 de agosto. Comprometidos com a causa da comunidade, em especial com a melhoria de suas condições humanas, as comissões discentes decidiram então ir além, antecipando a segunda etapa do trote que representa a realização de um sonho da comunidade: a construção de um espaço para abrigar a futura creche onde as mães possam deixar suas crianças em segurança, enquanto trabalham.
PREMIAÇÃO
Neste trote foram premiados o curso e a turma vencedores, enquanto os alunos da comissão recebem certificação de 20 horas/atividade por sua participação nas reuniões, articulações e definições de estratégias para o cumprimento das metas estabelecidas.
O Professor Raymundo Albuquerque, representando a direção geral da FAMAZ, ressaltou o empenho e a dedicação com que se houveram os alunos, se congratulou com as integrantes da Associação que ali estavam e anunciou que o Curso de Bacharelado em Administração e a turma do terceiro período noturno de Bacharelado em Direito, foram os vencedores desta edição do trote solidário.
Em seguida foi procedida a entrega a título de doação de diversos produtos para a Associação, como recursos financeiros e roupas usadas (comissão discente); 145 alimentos (curso de Gestão Ambiental); kits de livros didáticos do ensino fundamental (biblioteca da FAMAZ), originando a futura biblioteca comunitária; 48 pacotes de leite em pó (almoxarifado da FAMAZ).
O evento finalizou com apresentações culturais, primeiro o grupo de hip-hop da Vila da Barca, seguido de dança de forró e samba pela Companhia de dança Lana Santos.
IMPORTANCIA SOCIAL
Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão, prof. Constantino Alcântara, o trote foi estrategicamente importante, por viabilizar parte da infraestrutura necessária à implementação de um programa inovador da IES em que, todos seus cursos integraram e sistematizaram ações na comunidade da Vila da Barca que passa a sediar um centro para práticas de ensino e ações de pesquisa e extensão, beneficiando a comunidade docente e discente da FAMAZ, como também as 2400 famílias que vivem naquela comunidade.
O evento e os procedimentos adotados identificam que nossa Faculdade tem sempre presente em suas ações de extensão o viés da responsabilidade social.