28 de novembro de 2012, 14:05 - Por Conteudo Digital

Moradores da Vila da Barca recebem reforma na Sede.

Vejam as imagens da reforma do prédio da Associação de Moradores da Vila da Barca.

Localizada no bairro do Telégrafo, a cinco quadras da nossa Faculdade, a comunidade da Vila da Barca tem sua área limitada pela travessa Djalma Dutra, pela Avenida Pedro Álvares Cabral, pela rodovia Arthur Bernardes e pela Baía do Guajará.

A área, ribeirinha recebe, diariamente, o fluxo e refluxo das águas da Baía do Guajará que a inundam, obrigando a construção de moradias tipo palafitas, habitações típicas de cerca de 2/3 da comunidade. O outro 1/3 da área já foi revitalizada pela Prefeitura Municipal que a aterrou e construiu unidades habitacionais em parceria com o governo federal.

Foi exatamente neste cenário que a FAMAZ através do NUPEX – Núcleo de Pesquisa e Extensão iniciou e mantém um programa social.
PROJETOS ESPECÍFICOS

Entre abril e outubro a FAMAZ implantou na comunidade três projetos de extensão e um de pesquisa. Além destes quatro projetos, a comunidade identificou como prioridade máxima a reforma do prédio de sua associação de moradores, um antigo anseio da comunidade. Sob a coordenação do NUPEX, o desafio foi assumido pelos 42 alunos integrantes da comissão do Trote Solidário 2012-2 que desenvolveu uma campanha para arrecadação de recursos financeiros permitindo a aquisição de cimento, areia, seixo, madeira, tinta, prego, revestimento cerâmico, massa e material elétrico necessários à reforma do prédio.
O projeto recebeu o apoio do programa de voluntariado “Mãos que Ajudam” de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que vem aportando profissionais e ajudantes voluntários aos serviços necessários. A parceria também conta com o apoio do empresário e aluno da FAMAZ, João Jorge, que custeia a participação de outros profissionais.
Por tratar-se trabalho realizado por voluntários, os serviços ocorrem em regime de mutirões nos dias de sábado e vêm seguindo o cronograma estabelecido e que, daqui por diante é o seguinte:

- 24 de Novembro/12 (sábado): Colocação do piso cerâmico;
- 01 de Dezembro/12 (sábado): Emassamento e lixamento de paredes, portas, janelas e grades;
- 08 de Dezembro/12 (sábado): Pintura interna e frontal de paredes, portas, janelas e grades.
- 22 de Dezembro/12 (sábado): Reinauguração do prédio e festejo do natal da comunidade.
O sentimento da comunidade está expresso no facebook da associação (http://www.facebook.com/ViladaBarca?fref=ts): Os trabalhos de REFORMA da sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca, continua neste sábado (10/11) e convidamos todos os Moradores da comunidade, para participar junto com os voluntários do Mãos que Ajudam (Oficial) na realização deste trabalho. Vamos construir juntos este sonho. Venha você também fazer parte disso.