28 de maio de 2013, 22:29 - Por Vidas

Semana Acadêmica integra conhecimento na Famaz

Os acadêmicos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) foram premiados com palestras, oficinas, minicursos, simpósios e apresentações culturais durante a III Semana Acadêmica Integrada, que aconteceu de 13 a 17 de maio. Este ano o evento teve como tema “Cidadania, Ciência e Tecnologia: o desafio na formação de profissionais de excelência”. Nesta versão, o evento inovou abrigando simultaneamente a VI Semana Acadêmica de Enfermagem e o Simpósio de Saúde do Trabalhador.

Como elaborar um currículo, o uso da máquina HP, técnicas de extração de DNA e até como alcançar 1 milhão de reais. Assim foi a diversidade na programação. Viviane Melo, caloura de Administração participou de várias atividades e afirmou que só teve benefícios. “Agreguei bastante conhecimento e pude ampliar a minha visão sobre diversas áreas. A Famaz está de parabéns por proporcionar aos discentes uma programação de qualidade”, disse a acadêmica.

A programação este ano foi bem maior do que em anos anteriores. Iolete Miranda, é aluna veterana do curso de Ciências Contábeis, e não faltou um dia de evento. “Apesar de estar próximo do período de provas não podia ficar de fora de uma ação tão importante. Só não participei de mais palestras por falta de tempo”, revelou Iolete.

Para a Coordenadora do Núcleo de Apoio Docente Discente (Nadoc), Nicelma Soares a programação foi focada na visão da Instituição. “Abordamos temas em diversos segmentos, convidamos profissionais referências em suas áreas de atuação e o período de evento foi maior. Desta forma preparamos ainda mais nossos alunos para serem profissionais gabaritados e preparados para a vida e para o mercado de trabalho”, comentou.

A professora Elisabeth Barros lançou o livro “Peças e Engrenagens dos Jogos Políticos no Brasil”, em parceria com outros pesquisadores da Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para a docente uma oportunidade única para discutir o cenário político no país. “Formar futuros profissionais politizados, cidadãos mais crítico e e formadores de opinião. Desta forma iremos escolher governantes mais sérios e comprometidos com o povo”, revelou.

O Programa de Proteção às Testemunhas, Vítimas da violência e Familiares Ameaçados (Provita-PA), desenvolvido pela Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), debateu amplamente o programa de proteção e relacionou com o tráfico humano, temática abordada na novela das oito, “Salve Jorge”. “O programa combate a impunidade e a violência. Garantimos a integridade física de testemunhas para tornar este país mais justo resguardando o bem estar do cidadão e combatendo a criminalidade”, comentou Emanuele Sacramento, advogada da SDDH.

Aos participantes que obtiverem 75% de frequência receberam certificação de 30h para atividades complementares.