7 de dezembro de 2015, 22:43 - Por Vidas

Ciências contábeis promove palestra sobre SPED

20151204_194312

Discentes marcam presença em evento.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) realizou a palestra sobre o SPED (Sistema público de escrituração digital), que objetiva unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das Pessoa Jurídica, através de um sistema via internet, que computoriza as informações.

O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual. Para o Coordenador de Ciências Contábeis, professor José Wilson Fernandes, o evento é de grande importância profissional para os alunos. ‘‘A palestra é sobre o SPED como ferramenta para o profissional da contabilidade. Esse Sistema provocou muitas mudanças na área da contabilidade. É de grande valia que os nossos alunos entrem em contato com essas transformações ainda na faculdade, para que, quando saírem daqui, sejam contadores capacitados e atualizados’’, contou.

O palestrante da noite foi com o contador e professor Marco Macedo. Ele tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributação favorecida, folha de pagamento, tributo e departamento pessoal. Ele contou sobre a relevância do assunto. ‘‘Falamos de uma forma introdutória sobre o SPED. É muito importante estudar sobre o assunto porque hoje, na contabilidade, tudo migra  para esse sistema. Pode ser o SPED da folha de pagamento, fiscal, contábil, escrituração fiscal digital. E o governo está estruturando esse ambiente para que, tudo que seja feito na empresa seja informada de forma online para o SPED’’, explicou.