Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

11 de janeiro de 2016, 18:40 - Por Vidas

Aluna de Gestão hospitalar participa de conferência em Brasília

Foto Gestão Hospitalar

Coordenadora de CST em Gestão Hospitalar e discente.

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) foi muito bem representada pela aluna Brenda Damasceno do curso de Gestão Hospitalar, na 15º Conferência nacional de saúde, que aconteceu nos dias 04 à 07 de Dezembro, em Brasília.

O evento que teve por sub-titulo ‘‘Saúde publica de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro’’, teve a participação da discente do 4º semestre, do curso de Gestão Hospitalar, da FAMAZ. A aluna foi convocada pelo Município de São João de Odivelas para ser delegada na conferência. Ela contou como foi e o que achou do evento. ‘‘Foi um momento muito rico em conhecimentos. Foi uma troca de experiências entre pessoas de vários lugares para discutir assuntos relacionados à saúde. O individualismo é deixado de lado, as pessoas vão em prol de um único objetivo que é a melhoria na saúde, com foco no SUS (Sistema único de saúde). No momento da conferencia houve debates e trocas de ideias. A cidadania entre, da fato, na questão. Saí da conferência com o sentimento de dever cumprido, fiz minha parte. Como delegada propomos idéias, debatemos e votamos. São diretrizes que levamos para os gestores avaliarem e aprovarem ou não. Algumas vezes elas são modificadas, mas podemos opinar ou discordar, nossa opinião tem valor. Estou feliz em ter participado e contribuído para a melhoria da saúde publica no país’’, explicou.

A coordenadora do curso de Gestão em saúde, da FAMAZ, professora Neliane Platon estava orgulhosa. Para ela a participação da aluna só tem a acrescentar em sua vida acadêmica e profissional.  ‘‘É motivo de alegria para a coordenação e para o curso porque ser delegada é uma honra muita grande e a escolha é difícil. Então a minha felicidade é que ela pode ver o SUS de uma forma que não foi só dentro da sala de aula, de forma acadêmica. Ela pode ver todo o processo de construção de como as políticas publicas para a área da saúde são construídas. Foi fundamental para o crescimento profissional dela, foi um grande avanço. A visão de gestão, a partir desse momento em que participou desse evento, foi delegada e viu como funciona, é uma visão diferenciada’’, ressaltou.

A conferência nacional de saúde acontece de quatro em quatro anos. Durante esse intervalo, acontecem as conferências municipais e estaduais, com a participação de gestores e trabalhadores. Há uma votação municipal para ir para a estadual, que acontece democraticamente através de sorteio. Da estadual para nacional, também é realizadas entre alguns municípios com o resultado em forma de sorteio.