6 de novembro de 2012, 10:01 - Por Conteudo Digital

Comunidade recebe premiação

O segundo dia de comemoração alusiva ao aniversário de cinco anos foi dedicado aqueles que fizeram a diferença na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). Foram entregues menções honrosas, divididas em cinco categorias: Premio Responsabilidade Social 2012/1, Premio Responsabilidade Social 2012/ I Turma Destaque, Premio Responsabilidade Social, 2012/II, Prêmio Biblioteca João Fecury e Prêmio Destaque Iniciação Científica.
O Prêmio de responsabilidade Social 2012/1 foi entregue ao curso de Gestão Ambiental, e recebido, pela Coordenadora do curso ,Professora Albene Both. O curso foi premiado, porque o ganhou o trote solidário realizado no primeiro semestre de 2012. Gestão Ambiental, foi o curso que mais arrecadou materiais de limpeza e higiene pessoal. Os produtos foram doados a crehe Lar Cordeirinho de Deus. “Ações como essa mostram que os alunos tem potencial de liderança. Os três discentes que ficaram na organização conseguiram mobilizar todos os outros”, revelou Albene Both.
Já o Prêmio Responsabilidade Social 2012/II, foi conquistado pelo curso de Administração, por ter vencido a segunda edição do II Trote Solidário. Os professores responsáveis pela a organização foram os professores Juliana Tavares e Gilson Pires. Desta vez o produto arrecadado, foi material de construção para os moradores da Vila da Barca reformarem o Centro Social. “O nosso nome só entrou como ‘coordenação’, mas o trabalho foi 100% dos alunos. Principalmente da Valéria Piani, do 6º semestre. Ela fez um trabalho excelente”, comentou a Coordenadora do curso, Juliana Tavares.
O prêmio de Turma Destaque, foi entregue para a turma 60331 do curso de Direito. Quem representou o grupo de alunos foi Marcus Costa, que estava bastante emocionado com o prêmio. “É uma questão de conscientização social. Temos a função de sairmos da didática e irmos para a prática e ajudar quem precisa”, disse.
Os alunos preocupados com a pesquisa também foram premiados. O prêmio Destaque Iniação Científica, entregue para o melhor trabalho apresentado na II Semana Acadêmica, com o tema “Educação e Corrupção: fatores inversamente proporcionais” do aluno Eduardo Bruno Cardoso da Silva. “Fiz pesquisas e identifiquei que em países com um nível de escolaridade maior, a corrupção é menor. Não temos como querer modificar os processos históricos, a cultura, mas a educação é possível”, revelou
E para finalizar, o Prêmio Mérito Biblioteca Professor João Fecury, foi entregue ao aluno Eduardo Alves. “Frequento a biblioteca pelo menos duas vezes por dia, quando chego e antes de ir embora. Isso sem dúvida acrescenta muito no meu aprendizado e no meu conhecimento. Aprofundar o que já sabemos e o que aprendemos em sala de aula é fundamental”.
O Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), Constantino Alcântara, revela a importância de premiar docentes e discentes da Famaz. “Esse prêmio é importante para a Famaz por incentivar a produção acadêmica. Estamos sistematizando o processo de ensino, pesquisa e extensão de maneira organizada e com a participação de todos os cursos”.