12 de dezembro de 2012, 18:47 - Por Conteudo Digital

Coordenadores de cursos da Famaz visitam a Vila da Barca.

A cooperação técnica firmada em fevereiro de 2012 entre a Faculdade Metropolitana da Amazônia e a Associação de Moradores da Vila da Barca objetivando o desenvolvimento de práticas de ensino e ações de pesquisa e extensão da FAMAZ, em benefício das duas instituições já implementou um projeto de pesquisa e três projetos de extensão nesta comunidade. A sede da Associação de Moradores, priorizada pelos comunitários, vem sendo reformada pelo trote solidário da FAMAZ.
Além destas ações, a comunidade recebeu um conjunto de serviços decorrentes da realização do dia da responsabilidade social, em 29 de setembro passado.
O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAMAZ (NUPEX), responsável pelas ações, vêm levantando subsídios para elaborar um programa integrado por ações de todos os cursos da FAMAZ que serão sistematizadas na comunidade, originando um cronograma de atividades ao longo do ano, oportunizando a participação de docentes e discentes de todos os cursos da FAMAZ.
Um relevante evento deste processo foi a visita dos coordenadores de cursos à comunidade, para levantamento visual da realidade local e dos diversos desafios enfrentados por esta. Durante a visita os coordenadores percorreram as áreas originais (palafitas) e as áreas reurbanizadas, conversaram com as lideranças comunitárias e com os próprios comunitários e levantaram demandas possíveis de serem atendidas pelos diversos cursos da IES.
Participaram das visitas os coordenadores Werner Coelho (Direito), Katarine Barile (Biomedicina), Albene Both (Gestão Ambiental), Adriana Letícia (Enfermagem) e Gilson Pires (Administração), bolsistas envolvidos com as ações na comunidade, além de outros alunos dos cursos – Veja as fotos das visitas.
Segundo o coordenador do NUPEX, Prof. Constantino Alcântara, o próximo passo será a definição, por cada um dos coordenadores de cursos, de ações que podem se dar na forma de práticas de ensino, pesquisa ou extensão, as quais serão organizadas, integradas e implementadas de forma sistemática a partir de 2013.

center>