22 de março de 2013, 17:16 - Por Conteudo Digital

Semana comemorativa ao Dia Intenacional da Água.

capagestaoambientalA Faculdade Metropolitana da Amazônia, por meio da Coordenação de curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, convida V.S.ª. a participar das atividades relacionadas à comemoração do DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA, a ocorrer nos dias 21 e 22/03/2013, nas dependências desta IES, no intuito principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e proposição de medidas práticas para uso e conservação dos recursos hídricos.

O dia 22 de Março é celebrado como o Dia Internacional da Água, desde o ano de 1993, sendo recomendada sua criação comemorativa desta data pela Conferência da Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (ECO-92) e declarada, em Assembléia Geral, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, 2013, em especial, atinge-se a meta de 20 anos de comemoração e, para tanto, será celebrado o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

A FAMAZ propõe um evento que mobilizará alunos e professores dos diversos cursos de graduação, bem como, de outras instituições de pesquisa, ensino e/ou extensão do Estado do Pará, em atividades pautadas nos temas gerais abordados pela ONU nestes e nos anos anteriores – Água para a Vida; Água e Cultura; Água para a Saúde; Água para o Futuro; Água e Saneamento e Água para o Desenvolvimento.

Confira a Programação abaixo:

DIA 21/03/2013 – 15h00 – 21h00 – HALL DE ENTRADA DA FAMAZ

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DAS AÇÕES DO COMITÊ METROPOLITANO

XINGU Vivo para SEMPRE – Entidade que reúne diversas organizações que

lutam contra a construção de barragens na Amazônia, em especial, contra Belo

Monte, no rio Xingu – Sr. Maurício Santos Matos

DIA 21/03/2013 – AUDITÓRIO DA FAMAZ

17h30 – 18h00

Exposição do vídeo “HIDRELÉTRICA BELO MONTE EM DOIS OLHARES”

– Profa. M.Sc. Rosa Ibiapina dos Santos – Mestre em Administração -

Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

18h00 – 18h30

“ÁGUAS AMAZÔNICAS”

Palestrante: Prof. Dr. Constantino Pedro de Alcântara Neto – Doutor em

Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA),

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX/FAMAZ) e Professor

do CST Gestão Ambiental (FAMAZ)

18h30 – 19h00

“MEDIDAS PROFILÁTICAS DA LEPTOSPIROSE”

Palestrante: Profa. M.Sc. Maria Rute de Souza Araujo – Mestre em Saúde e

Sociedade e Endemias da Amazônia (UFPA), Professora do Curso de

Bacharelado em Enfermagem (FAMAZ)

DIA 22/03/2013

19h00 – 19h40

“RESÍDUOS SÓLIDOS VERSUS QUALIDADE DA ÁGUA: O PROBLEMA EM MANANCIAIS”

Palestrante: Profª MSc. Maria de Valdivia Norat – Professora e vice-diretora da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA da Universidade Federal do Pará (UFPA)

19h40 – 20h20

“COLETA, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM”

Palestrante: Sr. José Carlos de Oliveira – Químico – Controle da Qualidade

da Água (COSANPA)

20h20 – 20h40

INTERVALO E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DAS AÇÕES DO COMITÊ METROPOLITANO XINGU Vivo para SEMPRE – Entidade que reúne diversas organizações que lutam contra a construção de barragens na Amazônia, em

especial, contra Belo Monte, no rio Xingu – Sr. Maurício Santos Matos.

20h40 – 21h20

“USO RACIONAL DA ÁGUA”

Palestrante: Sr. Alberto Martins Farias – Biólogo (UFPA) e Mestrando em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais/Área de Concentração Aquicultura e Ecologia Aquática e Manejo de Recursos Naturais (UFRA).

21h20 – 22h00

“ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA: AS GRANDES HIDRELÉTRICAS E SEUS IMPACTOS”

Palestrante: M.Sc. Dion Márcio Carvaló Monteiro – Economista, Mestre em Desenvolvimento do Planejamento – PLADES/NAEA/UFPA e Pesquisador do

Instituto Amazônia Solidária e Sustentável – IAMAS