Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

25 de novembro de 2013, 23:33 - Por Vidas

Famaz presta homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Hoje (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No Pará, a programação comemorativa será realizada no período de 24 a 30 deste mês, para homenagear essas pessoas anônimas que salvam vidas, diariamente. “Quem ajuda, doa solidariedade. Quem doa sangue, salva vidas”. É o tema da campanha que tem a desafiadora meta de 300 coletas/dia.

Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Mas como é utilizado este sangue? Quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue é preciso fazer uma transfusão para repor o sangue que foi perdido. É Também utilizado em cirurgias muito longas, para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Algumas doenças como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.

Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. O resultado dos exames dos doadores podem ser obtidos online, através do site: www.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea:

Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100- R:205.