12 de fevereiro de 2015, 19:07 - Por Vidas

FAMAZ INOVA COM O PROGRAMA CONEXÃO FAMAZ

Promover a máxima conexão de cursos, turmas e a comunidade discente e docente da FAMAZ às humanidades, com ênfase na cidadania e na responsabilidade social é o desafio e estratégia do novo programa Conexão FAMAZ, já oficial e devidamente apresentado pelo NUPEX a todas as presentes turmas da IES, em substituição ao premiado trote solidário e que incorporou sua estratégia e dinâmica.

O Façamaz foi mantido como parâmetro de competitividade no game entre turmas e cursos, sendo arrecadado ao longo do semestre nas formas: financeiro, material e serviços.

As ações permanecem focadas na comunidade da Vila da Barca, pelo período de dez anos (três já executados), para implementação de um programa integrado por ações de todos os cursos da FAMAZ, com os objetivos de promover: I) o desenvolvimento socioeconômico das 2400 famílias; II) a autossuficiência administrativa e financeira da associação de moradores, e; iii) o desenvolvimento sustentável da comunidade, contribuindo para a redução de complexos problemas, como: a prostituição infantil, o consumo de drogas, a delinquência e a miséria, dentre outros.

A estrutura do programa compõe-se pelas comissões discentes: coordenadora (um aluno representante de cada curso) e organizadora (um aluno representante de cada turma) e na realização das campanhas que se desenvolvem ao longo dos semestres.

A dinâmica é implementada pelas reuniões ordinárias e pelas múltiplas ações decorrentes das campanhas desenvolvidas, somadas às práticas de ensino e atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos cursos da FAMAZ nesta comunidade.

A sinergia decorrente da ação integrada das diversas turmas e cursos determina a força motriz do programa que impulsiona o protagonismo da comunidade FAMAZ em verdadeiros desafios de amplo alcance social.

O processo é encerrado a cada semestre, com a conquista de diplomas de responsabilidade social por um curso e por uma turma de cada curso da FAMAZ, que arrecadam mais Façamaz, além de prêmios e brindes, pelos discentes participantes.