11 de março de 2011, 22:00 - Por Conteudo Digital

Aula Magna da Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Hospitalar

“Os Desafios do Gestor no Século XXI”

Aula Magna da Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Hospitalar discute
“Os Desafios do Gestor no Século XXI”

O auditório da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) ficou pequeno para os quase 300 alunos que participaram da Aula Magna dos cursos de Fevereiro. O acontecimento marcou o início do ano letivo da instituição para os respectivos cursos.
O professor Raymundo Albuquerque, consultor da Faculdade, abriu o evento desejando boas-vindas a todos e relembrou o início do projeto da FAMAZ, ainda em 2005. Contou sobre a reunião do Conselho Nacional de Educação, do credenciamento e o começa das atividades no Colégio do Carmo – com o curso de Enfermagem em Novembro de 2007.
Já o professor e administrador, doutorando Affonso Henrique Azevedo Nogueira destacou a importância do planejamento estratégico, do empreendedorismo, liderança e mercado de trabalho, na palestra. “Direcionei esta palestra para mostrar o perfil do executivo, gestor que estamos formando na Famaz, com pensamento crítico e que este pensamento seja a força motriz para novas soluções”, afirmou o palestrante.
A palestra caiu no gosto dos alunos e todos saíram encantados. Alessandro Chaves, calouro do curso de Administração, já estudou em outras duas faculdades e nunca assistiu uma Aula Magna como a da Famaz, descontraída, provocativa e principalmente pela reflexão que a palestra desperta no acadêmico de Administração. “Este é o diferencial da Famaz. Já estudei em outras instituições e nunca fui recebido desta forma com uma aula inaugural voltada para que o aluno reflita sobre a vida acadêmica e profissional”, comenta.
Para a futura gestora hospitalar, Jéssica Rhoane da Silva, as palestras direcionadas para o mercado de trabalho são de suma importância para quem almeja ter um futuro promissor. “Esta palestra me fez conhecer um pouco mais o curso que estou ingressando. Isso é muito importante para mim. Saber a importância de planejar é o fundamental. Só com essa palestra, já me sinto na frente”, ressalta Jéssica.
O calouro de Ciências Contábeis, Eduardo Menezes, considera esse tipo de recepção altamente estimulante. “A Aula Magna foi muito interessante e esclarecedora. Deu para direcionar meus pensamentos e ampliou meus horizontes para futuras graduações, além dessa que estou cursando”.
O diretor geral da Famaz, prof. Shen Paul, explicou que a vocação da Famaz é “formar para a vida” e não somente para o “mercado de trabalho”. “O mercado é importante e dinâmico, mas faz parte de um todo, que a “vida”, a sociedade, o conjunto de relações sociais, agrupamentos socais”, portanto o mercado é somente uma parte da vida, na visão holística. Quem se prepara para a vida, para viver plenamente, consciente, crítica e reflexivamente, embasado em valores éticos que valorizam a vida, a solidariedade, a compaixão, o respeito pelo próximo e a empatia, e que possui o conjunto de competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão.está preparado para o mercado de trabalho, finaliza o diretor