31 de maio de 2011, 19:02 - Por Conteudo Digital

REALIZADA A PRIMEIRA AULA PRÁTICA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DA FAMAZ

Os alunos realizaram uma aula prática no parque zôo-botânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da FAMAZ foi implementado em fevereiro passado e no dia 21 de maio, integrando a avaliação da segunda regimental, os alunos realizaram uma aula prática no parque zôo-botânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, que teve como objetivo consolidar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos de Ecologia, ministrada pelo prof. Dr. Constantino Alcântara.
A escolha do parque zôo-botânico se deu em função de sua representatividade em termos de diversidade faunística e florística; de seus ecossistemas terrestre e aquático; dos processos ecológicos presentes e das relações intra e interespecíficas representadas.
Durante a visita os alunos foram organizados em quatro equipes, cada uma atuando em um quadrante do parque zôo-botânico, identificaram e descreveram: seus componentes estruturais e funcionais; hábitos alimentares; estratégias adaptativas; espécies decíduas; estratégias de dispersão de organismos autótrofos; organismos exóticos; em perigo de extinção; habitat; processos de herbivoria; fragmentação florestal e ciclagem de nutrientes; relações intra e interespecíficas positivas e negativas e; estrutura populacional.
Este curso integra o conjunto de estratégias que tornará a FAMAZ referência regional em Gestão Ambiental.