Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

10 de novembro de 2015, 21:51 - Por Vidas

FAMAZ recebe o Museu sobre rodas

DSCN7528

Discentes prestigiam Museu sobre rodas.

Um ônibus com muitas histórias e relíquias que carrega uma pequena parte da história do Tribunal de Justiça do Pará, esse é o Museu sobre rodas. Durante os dias 09 e 10 de novembro, alunos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) puderam visitar o ônibus tão rico em conhecimentos, que se encontrava no estacionamento da Instituição.

O objetivo do museu é transmitir a história e curiosidades do Direito, enfocando as particularidades do Tribunal de Justiça do Estado. Aos visitantes do local, principalmente para alunos do curso de Direito, são repassadas informações de uma matéria que foi banida do curso, que é a Historia do Direito. A historiadora Cacilda Pinto, coordenadora do Museu sobre rodas, explicou o que o museu oferece para os visitantes. ‘‘As informações são voltadas para a comunidade de modo geral. Trabalhamos muito com curiosidades, informações que não são passadas em sala de aula. Aqui no Pará temos a primeira mulher que foi presidente de um tribunal no Brasil, nós temos o primeiro negro que presidiu um tribunal no Brasil, temos um nordestino que foi o autor do hino do Pará e também presidiu o tribunal. A finalidade é divulgar esses primeiros presidentes, que muitos não conhecem e muito menos conhecem as suas histórias’’, contou.

O Museu sobre rodas ainda esclarece dúvidas, é o que contou a historiadora. ‘‘Outra função do ônibus museu é que nós procuramos passar para essas pessoas um pouco de cidadania. Ainda existem pessoas que confundem o Tribunal da Cidade Velha com o Tribunal da Avenida Almirante Barroso, pensam que existem dois. Então aqui também esclarecemos isso, que não existe mais de um. É um tribunal por Estado. Os demais são fóruns. O Tribunal é a sede onde estão os desembargadores, que se reúnem uma vez por semana, que é chamado A Sessão do Tribunal Pleno, onde eles julgam os processos de segundo grau e outras ações que são exclusivas do julgamentos dos desembargadores’’, detalhou Cacilda.

Os alunos do curso de Direito da FAMAZ ficaram maravilhados com a visita do museu.  A aluna do 2º semestre, Bethânia da Ponte, não escondeu o entusiasmo. ‘‘Achei muito interessante conhecer um pouco da historia do museu do Tribunal e suas curiosidades. O que me chamou a atenção e que eu não sabia, foi sobre a história das varas. O porquê desse nome e da onde surgiu. Adorei! Já entrei aqui no curso de Direito da FAMAZ querendo ser juíza, depois dessa visita que contou sobre a vida dos principais desembargadores, já fiquei com vontade de chegar nesse patamar mais alto. Nada é impossível. Basta estudar e se dedicar bastante’’, contou a aluna.