16 de dezembro de 2015, 22:23 - Por Vidas

Aluna de Gestão Hospitalar da FAMAZ realiza projeto em Hospital Universitário

Os alunos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) fazem toda a diferença nas áreas em que atuam. O exemplo mais recente foi a concluinte do curso de Gestão Hospitalar, Patrícia Reis, que no mês de novembro apresentou o seu projeto realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPA).

Estagiária no Hospital Barros Barreto, a discente criou o Projeto “Kanban”, que é um sistema de monitoramento para organizar dados administrativos do hospital. Ela contou como iniciou o projeto e qual a sua finalidade. ‘‘Eu era estagiária do Hospital e surgiu essa proposta de elaborar o projeto. É um sistema de monitoramento que começou na década de 40, mas só em 1980 chegou ao Brasil. Nos hospital ele começou a ser desenvolvido nas enfermarias. O projeto no Hospital Barros Barreto foi desenvolvido para o setor de contas médicas, onde eu fiz a minha pesquisa. Inicialmente eu não o conhecia. Passei a conhecer a partir da chefia do setor que me trouxe a proposta de implantá-lo e colocá-lo, porque tínhamos muitas perdas de prontuários e de faturamento. Isso era um problema. Apesar de esse sistema ser uma ferramenta fácil de trabalhar exige muita atenção porque tem que lidar com muitos números e prontuários. A proposta do projeto é que diminuísse ao máximo as perdas nos faturamentos dos prontuários para não perder os faturamentos’’, explicou.

Ainda para Patrícia o projeto é de extrema importância para se ter um controle nas internações. ‘‘No hospital existem pacientes de longa permanência, com até anos de internação. Ainda mais se falando SUS (Sistema único de saúde) nem tudo se pode cobrar, mas tudo tem que se fazer, financeiramente falando. Eu comecei fazendo um quadro bem especifico para o setor de contas, onde tínhamos números de prontuários, leitos, patologias e dias de internação. Pelos números de dias de internação nós sabíamos o período que tinha que ser faturado aquele prontuário. Se o prontuário não fosse encontrado, nós íamos atrás’’, contou.

Para a coordenadora do curso de CST em Gestão Hospitalar, professora Neliane platon, este resultado é graças ao trabalho sério e competente realizado pelo corpo docente da FAMAZ. “Estamos formando profissionais para o mercado e para a vida. Quando a Patrícia me trouxe essa noticia eu a aconselhei em agarrar a oportunidade porque seria uma forma dela mostrar tudo o que ela aprendeu durante o curso e colocar em prática’’, ressaltou.

O Hospital de extensão Universitária João de Barros Barreto é uma unidade e assistência vinculada a Universidade Federal do Pará (UFPA) e presta serviços à comunidade pelo Sistema Único de saúde (SUS).