21 de maio de 2012, 19:13 - Por Conteudo Digital

FAMAZ INOVA USANDO CINEMA

O Cinema Olympia – mais antigo do Brasil – abriu as portas à Famaz para abrigar o Projeto Cine Gestão:A Faculdade vai ao Cinema.

O Cinema Olympia – mais antigo do Brasil – abriu as portas à Famaz para abrigar o Projeto Cine Gestão: a Faculdade vai ao Cinema, coordenado pelo Curso de Administração de nossa instituição.
Por este Projeto aos alunos poderão visitar, sistematicamente, uma vez por mês, o espaço físico daquela cada de projeções e assim, desenvolver atividades que visam o aumento da cultura do discente aliada a transmissão de conhecimento técnico e cientifico da área de administração.
Assim, o projeto busca aliar cultura, diversão e aprendizado acerca do tema Gestão, através de filmes cuidadosamente selecionados pelos professores de Administração, abordando temas como: gestão financeira, empreendedorismo, ética nos negócios, marketing, mercado de capitais, adaptação às mudanças, quebra de paradigmas, geração de ideias, entre tantos outros aspectos que são comentados pelos professores convidados, ao final de cada apresentação.
A Coordenadora do projeto e do curso de Administração, Juliana Oliveira está satisfeita com o inicio dos trabalhos “O aluno, ao assistir o filme do mês, ele registra vários aspectos que antes não percebia, no tocante à sua futura ambiência profissional e os desafios que advirão no exercício da profissão de administrador”.
Para o discente Levy Lima este projeto contribui para o crescimento de toda a comunidade acadêmica. “A Famaz mostra que está sempre inovando, e isto está demonstrado na idéia e na implementação do projeto. Todos nós estamos felizes e aprendemos com mais facilidade o que o professor expõe.”
DADOS HISTÓRICOS
O cine Olympia situado em plena Praça da República é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País, apesar de ter interrompido, temporariamente, suas atividades a 16 de fevereiro de 2006 pelo atual proprietário, Luis Severiano Ribeiro Neto. A alegação, à época foi de que o empreendimento estava dando prejuízo. Mas a queda de frequência ao cinema nos dois últimos anos não é um fenômeno isolado e sim internacional. E não é inédito nem se cinema era irreversível. Muitas crises atingiram as salas exibidoras ao longo dos anos, como a do inicio da década de 50 quando a televisão ameaçou a exibição cinematográfica de tal forma que foi preciso apelar para recursos técnicos como o cinemascope, o vista-vision, o cinerama, uma série de processos que aumentaram o tamanho da imagem e com isso passaram a concorrer com o novo meio de expressão.
O Olympia foi fundado no dia 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antônio Martins, donos do Grande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Teatro que existia, em sequencia física do cinema. Eles queriam fazer do cinema um ponto “chique” para atrair os frequentadores como os do Teatro da Paz e, obviamente, os hóspedes do hotel.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Cine Olympia acesse: http://www.cinemaolympia.com.br/