17 de maio de 2016, 23:34 - Por Vidas

FAMAZ realiza cerimônia de Abertura do PET-Saúde – GraduaSUS

DSCN5554

Mesa diretora na abertura do evento.

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) realizou na última segunda-feira, 16 de maio, a Cerimônia de apresentação dos acadêmicos, tutores e preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde – GraduaSUS). Vale ressaltar que a FAMAZ foi a única Instituição de Ensino Superior do Pará.

A Diretora Geral da FAMAZ, professora Adriana Letícia ficou muito feliz em ter colaborado com o sucesso deste novo projeto aderido pela FAMAZ. “Sempre tive vontade de ver a FAMAZ participando do PET-Saúde, mas a gente não tinha todos os cursos da área para poder participar do edital. Hoje em nossa primeira participação vejo nosso projeto sendo aprovado na íntegra, mostra que estamos no caminho certo”, disse.

DSCN5574

Bolsista e tutores do curso de Biomedicina.

O discente Eimar Neri do 7º é um dos alunos bolsistas do PET-Saúde. Para ele este projeto vai conciliar o que é aprendido em sala de aula com a prática. “Estaremos ao lado de profissionais experientes e observar a rotina dentro da gestão pública. O PET saúde proporciona a integração dos pilares da educação e da saúde através da vivência junto com a comunidade iremos nos diferenciar e estar preparados para as demandas da profissão”, comentou.

DSCN5575

Bolsistas e tutores do curso de Educação Física.

A coordenadora do projeto, na FAMAZ, professora Nahima Albuquerque estava muito satisfeita em ver o projeto ser aprovado com louvor. “Hoje vemos nossos bolsistas e voluntários da área da saúde se apresentarem na cerimônia de abertura é um momento histórico. Nos preparamos para isso e logo teremos bons frutos”, finalizou.

PET-Saúde – O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, disponibilizando bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

DSCN5576

Bolsistas e tutores do curso de Enfermagem.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde – SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

DSCN5577

Bolsistas e tutores do curso de Medicina.

DSCN5579

Bolsistas e tutores do curso de Serviço Social.